top of page

DESCRIÇÃO


O URBEM presta apoio a gestores de territórios públicos ou privados para o desenho de planos diretores urbanos. Na estruturação de projetos em diferentes escalas, de glebas específicas a cidades e metrópoles, passando por planos de bairros e microrregiões, o URBEM elabora diretrizes de urbanização, buscando a maximização de valor econômico e social, a partir da definição de estratégias de uso e ocupação do solo, com base na combinação dos diferentes marcos regulatórios vigentes nos campos da economia e finanças; do direito urbano e imobiliário; das parcerias público-privadas (PPPs) e infraestrutura.

Para onde vai a cidade? Quais são as regiões mais propícias para o desenvolvimento urbano? Qual é a vocação ​imobiliária de determinada quadra ou gleba? 

 

Para responder a essas perguntas, nossas modelagens incorporam dados econômicos georeferenciados relativos a atividades econômicas (cadeias produtivas, perfis de renda, padrões de consumo, tipos de emprego), bem como bancos de imagem satelitais destiladas para o entendimento dos padrões de usos e ocupação atuais e potenciais do solo urbano.    

Desde 2011 temos promovido o intercâmbio entre cidadãos e profissionais de diversas áreas envolvidos com o "fazer cidades" - reguladores, proprietários, sociólogos, incorporadores, urbanistas, economistas, geógrafos, ativistas e investidores - para conceber ideias e transformá-las em ação.  

No URBEM, diferentes equipes interagem com os diversos agentes da cidade em busca de soluções e resultados. Colaboramos com os stakeholders para desenvolver novos conceitos e catalizar mudanças por meio da modelagem, experimentação e aplicação em escala de projetos urbanos inovadores.

Aguardamos o seu contato!

​Uma cidade próspera pode começar a florescer num terreno, num galpão abandonado, numa praça, em zonas industriais subtilizadas, em shopping centers ou em centros urbanos degradados em busca de uma nova vida.  

A mudança para melhor depende do engajamento de todos e de cada um de nós. Para isso, temos buscado mobilizar interessados no mundo dos negócios, no governo, academia e nas comunidades em geral com vistas a transformar espaços em lugares exemplares e assim gerar valor econômico e impacto coletivo duradouro - uma cidade melhor para todos.  

Por que o URBEM

O URBEM distingue-se no universo de projetos urbanos em função de três características principais:

  • a capacidade de integrar profissionais de diversas áreas do conhecimento, desde as ciências naturais e exatas, associadas ao pensamento técnico da engenharia, até as ciências sociais e humanidades, sempre adotando a reflexão sobre cidades e urbanismo como centro de gravidade deste esforço de integração e de inovação;

  • a capacidade de promover a convergência entre forças políticas, de mercado e da cidadania em torno das intervenções urbanas promovidas pelo Instituto;

  • a articulação permanente com os núcleos dinâmicos do pensamento urbano, no Brasil e exterior, geradores da fronteira do conhecimento, e com os mercados imobiliário e financeiro associados ao “fazer cidades” contemporâneo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page