16/09/2015
Por Jacilio Saraiva
SÃO PAULO - O Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem), organização não governamental sediada em São Paulo, está entre os 100 finalistas da competição internacional New Ideas for Housing London, uma chamada pública de soluções para a crise habitacional londrina. A lista de competidores foi divulgada na terça-feira. O Urbem também é finalista do programa de desenvolvimento urbano Réinventer Paris, promovido pela prefeitura da capital francesa.
O projeto do Urbem, chamado de Multiply London: Space and Time, foi desenvolvido em conjunto com o arquiteto chileno Alejandro Aravena, o italiano Carlo Ratti e o o escritório franco-brasileiro Triptyque, fundado por Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli. Segundo o paulistano Philip Yang, fundador do Urbem, a proposta mistura usos comerciais, residencial e de lazer, para moradores de diferentes classes sociais.
O concurso inglês é realizado pela Prefeitura de Londres e o New London Architecture (NLA), um fórum independente de arquitetura. O edital público busca contribuições em quatro áreas: construção e licitação, desenho e produto, formas de financiamento e planejamento urbano. Recebeu 200 inscrições de 16 países. Os projetos vencedores serão divulgados no dia 14 de outubro.