Passeio Novo
Antes | Depois | |
---|---|---|
Antes | Depois | |
Passeio Novo (Proposta)
Premissa política
Revolução da paisagem urbana e dos padrões de mobilidade urbana, com resultados concretos e incontestáveis em ciclo de 4 anos.
Conceito
Supressão total das faixas de estacionamento nas ruas, para uso alternativo dos espaços das vagas, tais como:
-
Calçadas alargadas: espaços públicos para convivência, circulação de pedestres, enterramento de fiação, mais áreas verdes
-
Ciclovias
Fundamento econômico
PPP para construção e operação de estacionamentos verticais em áreas estratégicas no entorno das vagas suprimidas.
Obrigação do particular
-
Pagamento (parcial ou integral) de terrenos desapropriados
-
Construção e operação dos estacionamentos
-
Alargamento das calçadas e melhorias
Contrapartida da Prefeitura
-
Decretos de desapropriação
-
Alteração das regras de zoneamento e de construção
-
Normalização dos critérios (arquitetônicos e funcionais) para as novas calçadas e estacionamentos verticais (uso misto, comércio, corporativo)
Faseamento
-
Fase 1: todas as vagas de Zona Azul
-
Fase 2: todas as vagas das ruas que desembocam em estações de Metrô
Eliminação das vagas nas ruas
Pontos positivos
-
Mais espaços públicos para convivência e circulação de pedestres
-
Impacto positivo no fluxo de pessoas sobre o comércio
-
Mais ciclovias
-
Mais verde
-
Menos trânsito: mesmo efeito do Pedágio Urbano, mas com menos impacto de imagem para a Prefeitura:
-
Mudança de paisagem é imediata
-
Paga-se pelo direito de PARAR, e não pelo direito de CIRCULAR
-
Redução de congestionamento
-
-
Maior visibilidade ao comércio local
-
Incentivo à reestruturação de calçadas: enterrar fiação, aumento da iluminação
Pontos negativos
-
Perda de receita com vagas de zona azul (parcialmente compensada com ISS eventual receita a ser alocada aos cofres públicos)
-
Custo para o usuário
-
Impacto negativo temporário para a Prefeitura: vagas na rua tendem a ser vistas como mais atrativas pelo usuário (localização próxima ao destino final) em benefício da melhoria na paisagem urbana, que só será sentida com o ganho de escala e implementação
Proposta de 2009 (Prefeitura)
Substituição gradual das vagas de zona azul por estacionamentos
Total de garagens: 64
Vagas: 25.600 (máximo)
Proposta: PMI
Distribuição das garagens em 10 lotes
Estimativas da Companhia São Paulo de Parcerias
Investimentos: R$ 300 milhões ~R$ 12 mil por vaga
Receitas: R$2,4 bilhões ~R$18 por vaga/dia
Conceito: Concessão d Uso
Setor público disponibiliza áreas e setor privado investe e opera por 20 anos
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=33742
Observações
-
Transferência da receita da zona azul, proporcional ao número de vagas construídas, duante o investimento e a construção dos estacionamentos (até a eliminação das vagas de zona azul) pode ajudar na viabilidade financeira do projeto
-
Necessidade mapear e identificar zonas de maior utilização de zona azul como aquelas em que a viabilidade financeira do projeto é mais elevada
-
Estimação de acceptable walking distance para cada região (quantas vagas de rua um estacionamento vertical é capaz de substituir):
-
Terreno (elevação), clima, tipo de uso (comercial, residencial ou relacionado ao trabalho), nível de “fricções” (cruzamento, semáforos)
-
-
Evitar especulação ao anunciar aquisição de terrenos passíveis de serem disponibilizados para o projeto